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Características das Equipes de Alto Desempenho



Equipes de Alto Desempenho possuem:
.Visão e Senso de propósito;
.Comunicação aberta;
.Confiança e respeito mútuo;
.Liderança compartilhada;
.Procedimentos de trabalho eficazes;
.Criação a partir das diferenças;
.Capacidade de adaptação e flexibilidade;
.Aprendizagem contínua.

Segundo Costa (2007) a atuação em equipe tem sido uma prática positiva em diferentes setores da sociedade. No campo esportivo, equipes bem estruturadas e bem lideradas tem se sagrado vencedora em competições diversas. No contexto médico, uma boa equipe de trabalho terá maior condições de atuar com sucesso, por exemplo, na promoção de saúde ou numa cirurgia complexa. No ambiente acadêmico tem se notado uma mudança das propostas curriculares e pedagógicas no sentido de uma atuação interdisciplinar de conhecimentos docentes para a formação mais sólida de um aluno.
            O mesmo autor afirma que o nível de competitividade do mercado tem gerado uma demanda de desempenho que vai além da simples realização da tarefa proposta. Fazer o que foi solicitado a uma equipe, embora eficaz, muitas vezes não é suficiente para enfrentar os desafios administrativos da globalização. 
Essas características para o autor, além de serem conhecidas, merecem explicações complementares:

A)   Senso de propósito
Os membros das equipes de alto desempenho são seguros sobre a razão da sua existência. Eles sabem o que estão fazendo e porque isto é importante. A equipe possui uma visão compartilhada, que é traduzida em objetivos específicos. Os seus membros estão voltados para estes objetivos. Há uma forte concentração em resultados. A visão comum e os objetivos propiciam um contexto para a definição de prioridades e a tomada de decisões.

B)   Comunicação aberta
A comunicação é a base do trabalho em equipe. Quando as pessoas não expressam seus pensamentos e sentimentos, as decisões são baseadas em informações incompletas. Quando os problemas não são trazidos à tona e resolvidos, as equipes tendem a fracassar em seus propósitos. Sem um "feedback" cuidadoso e honesto, os indivíduos e a equipe não aprendem e não se aperfeiçoam. Os membros das equipes altamente eficientes são abertos e sinceros uns com os outros. Eles participam inteiramente nas discussões. Dizem o que pensam e respeitam o direito dos outros membros de terem opiniões diferentes. São bons ouvintes. Não interrompem. Tudo é exposto, nada é feito sem o conhecimento e o acordo da equipe.

C)   Confiança e respeito mútuo
A comunicação aberta e confiança estão interrelacionadas. A confiança é estabelecida a partir da comunicação aberta e a comunicação aberta exige confiança. Os membros de equipes altamente eficientes valorizam e oferecem apoio uns aos outros. Eles dizem a verdade uns aos outros, oferecendo um "feedback" sincero e autêntico. Eles têm orgulho de fazer parte da equipe, aceitam e estimulam as idéias e não tentam controlar ou "manipular" os seus membros.

D)   Liderança compartilhada
Nas equipes altamente eficientes a liderança não é imposta por "status" ou posição. O líder atua como facilitador para a equipe. Diferentes membros da equipe assumem a liderança dependendo da tarefa a ser desempenhada e das necessidades da equipe. Todos os membros são responsáveis de uma forma ampla pela eficiência da equipe.

E)   Procedimentos eficazes de trabalho
As equipes de alto desempenho possuem procedimentos eficientes para reunir, organizar e avaliar informações. Elas encorajam a criatividade, a inovação e a exposição aos riscos, encarando-os como oportunidades. A eficiência das equipes é aprimorada (e não dificultada) por políticas, regras e procedimentos. As equipes eficientes são capazes de obter os recursos necessários para alcançar seus objetivos.
  
F)   Criação a partir das diferenças
As equipes também se tornam mais eficientes quando elevam ao máximo a sinergia das diferentes habilidades, conhecimentos e pontos fortes individuais dos seus membros. Todos buscam pontos de vista diferentes e aprendem uns com os outros, valorizando as diferenças. As equipes altamente eficientes selecionam novos membros a fim de preencher as "lacunas" nos estilos e habilidades das mesmas. Elas buscam talentos que não fazem parte da equipe para obter informações e óticas diferentes. Quando uma equipe é composta por pessoas de diferentes idades, formações e vivências, é rica em recursos. Diferentes percepções enriquecem uma equipe.

G)   Flexibilidade e adaptabilidade
Para serem altamente eficientes, as equipes devem reagir com rapidez a um ambiente em constante mudança como algo desejável e como uma oportunidade para reavaliar e reestruturar suas posições. Os membros das equipes de alto desempenho compartilham responsabilidades e desempenham diferentes funções quando necessário. Eles "desafiam o processo" e aperfeiçoam de forma contínua o método de ação da equipe.

H)   Aprendizagem contínua
As equipes altamente eficientes encorajam seus membros a correr riscos e tomar decisões e, aprender com isso. Elas encorajam o desenvolvimento de seus membros e aceitam as questões difíceis e críticas (desafios). Elas concentram-se nas interações com outras equipes e aprendem constantemente a partir dessas experiências. Suas ações e estão em constante processo de aperfeiçoamento. Os membros das equipes altamente eficientes são caracterizados por buscarem o auto-desenvolvimento permanente, pois sabem que os conhecimentos da equipe também ficam obsoletos.

Costa afirma que manter uma equipe altamente produtiva é um desafio para os líderes nas organizações. Formá-las é apenas o começo. Criar condições para que elas permaneçam unidas é um grande progresso. Mas o sucesso é verdadeiramente percebido quando elas se tornam estáveis e eficientes ao longo do tempo e apesar das adversidades enfrentadas.
     Muitos são os fatores que podem comprometer a existência continuada de uma equipe. Destacamos abaixo alguns dos fatores que todo líder deve estar atento para que possa diminuir a chances de ver sua equipe desfeita ou inoperante.  

- Necessidades mal combinadas
- Metas confusas
- Indefinição de papéis
- Conflitos de personalidades
- Cultura anti-equipe
- Falta de confiança
- Liderança ruim
- Uso de ferramentas impróprias
- Política e procedimentos inadequados
- Ineficiente sistema de recompensas
- Falta de feedback e informações             
  
Tags: Consultoria, Foz do Iguaçu, Desenvolvimento de Equipes, Assessoria, Soluções Empresariais, Itaipu, Cursos, Treinamentos

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